13 de abril de 2011

Entrevista com aluna cursando Arquitetura

• Os alunos sempre possuem certa dúvida na hora da escolha do curso, e permanecem um pouco inseguros mesmo no começo da graduação. No caso do seu curso de arquitetura, como foi sua experiência?

Desde pequena, sempre gostei muito de desenhar e de jogos de construir. Quando era criança, todos os natais pedia sempre para meus pais me comprarem algum Lego, tinha uns 4 ou 5 e vivia construindo casas, prédios e todo tipo de construção. Todos os meus parentes sempre me diziam “quando crescer essa menina vai ser engenheira”… e isso durou por muitos anos.

• Qual foi o fator determinante na escolha do curso de arquitetura? Foi baseado fortemente nos resultados de testes vocacionais, ou teve contato com profissionais ou outros alunos que já estavam cursando?

Apesar de dizerem que eu seria “engenheira” quando eu era pequena, engenharia nunca foi a minha primeira opção, pois não gosto muito de matemática. Na época do ensino médio as profissões que mais me interessavam eram arquitetura, desenho industrial e moda. Como sou muito indecisa, fiz vários testes vocacionais e sempre saia opção de arquitetura, resolvi arriscar!

• Os primeiros anos do curso de arquitetura são determinantes para o aluno decidir se é realmente o que deseja para a vida dele, ou se muda o foco para outra profissão. Em relação ao curso, quanto tempo levou para ter a certeza ou não de sua escolha?

Quando passei no vestibular de arquitetura, confesso que tive uma certa insegurança pela mudança de cidade e de ter que fazer novos amigos. Mas logo no início da faculdade já me enturmei e tudo correu muito bem, é sempre bom conviver com pessoas que pensam e gostam das mesmas coisas que você!! Quanto mais o tempo passa, mais certeza eu tenho que escolhi o curso certo.

• Agora em relação ao curso de arquitetura, fale um pouco da sua expectativa das matérias. Elas proporcionaram um aumento em sua expectativa como futuro profissional?

Quando entrei na faculdade confesso que tinha um pouco de medo das matérias de exatas e de cálculo, mas agora que já passei, posso dizer: não é nada muito complicado, basta estudar que dá pra passar em tudo.

• Quais as matérias que mais gostou do curso de arquitetura? Fale sobre a que mais se identificou!

Até agora, as matérias que mais estou gostando de fazer são história da arte, esboço de projetos (que é uma matéria prática) e também as famosas maquetes.

• Após o fim da graduação em arquitetura, qual foco deseja dar para sua carreira? Tem aspiração de entrar no mercado de trabalho diretamente, ou pretende ainda efetuar cursos de aprimoramento, como pós-graduação, mestrado, etc?

Depois de terminar meu curso de arquitetura, meu plano é me especializar na área de paisagismo e também de urbanismo, pretendo fazer uma pós-graduação em uma dessas áreas ou então nas duas. Após terminar minha pós, pretendo entrar para algum escritório de arquitetura especializado, como sou detalhista, quero trabalhar com projeto de casas e apartamentos de luxo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário